Voto cidadão é voto consciente
Sílvia Germano
Juiz de Fora é o quarto maior colégio eleitoral do estado de Minas Gerais, e no dia 5 de outubro, os mais de 360 mil leitores irão escolher prefeito e vereadores, que governarão a cidade por quatro anos.Durante a campanha eleitoral, as estratégias para abocanhar votos vão das mais explícitas aos métodos mais inconfessáveis. E os eleitores devem ficar atentos. É nesse momento que aparecem aqueles que vão asfaltar a sua rua, que construirão um posto de saúde no seu bairro, que prometem um emprego caso sejam eleitos, enfim, os que juram mundos e fundos.
Depois dos últimos acontecimentos, um espetáculo de corrupção e lavagem de dinheiro, os juizforanos precisam – e merecem – políticos decentes, que estejam realmente preocupados com o bem estar social e com o progresso da cidade. Para que os bons políticos sejam eleitos, é imprescindível que os cidadãos tenham consciência da importância do voto.
Como bem preceitua a Constituição Federal (artigo 1°, Parágrafo Único): “Todo o poder emana do povo”, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. Portanto, somente o povo, através do voto consciente, é quem poderá impedir que políticos corruptos sejam eleitos no pleito que se aproxima. É importante ressaltar, ainda, que o cotidiano dos que votam (e também daqueles que não votam) sofrem influência direta da política, como exemplo, os preços de todos os produtos e serviços, a qualidade dos serviços públicos, a empregabilidade e a saúde.
Por fim, não é preciso encontrar fórmulas ou teorias para fazer uma boa escolha política. Para que isso ocorra, basta pesquisar e analisar cuidadosamente os candidatos, votando de forma consciente. É importante prestar atenção em suas propostas e na viabilidade das mesmas e, ainda, desvendar o seu passado, seja ele em cargos públicos ou não. O voto não é mercadoria, por isso, não pode ser vendido ou trocado por bens de favorecimento pessoal. Votar com sabedoria é, sem dúvida, a única forma de renovar, qualificadamente, o quadro político de Juiz de Fora.